News - Briefing de Mercado

BM&F BOVESPA: Eleições nos EUA e alta do petróleo impulsionam Ibovespa.
04/11/2008

04 de Novembro de 2008 16h18
Juliana Schincariol


O dia de alívio nos mercados norte-americanos e a forte alta do petróleo contribuem para os ganhos do Indice Bovespa (Ibovespa), principal indicador da BM&FBOVESPA. Há pouco, o índice subia 6,07%, aos 40.569 pontos. O Ibovespa não fecha acima de 40 mil pontos desde 14 de outubro.

O mercado estima que a definição do novo presidente norte-americano dará uma injeção de confiança para que o impacto da crise econômica seja enfrentado. "O mercado vai respirar mais aliviado", afirmou o sócio-diretor da AZ Investimentos Ricardo Zeno.

Entre outros fatores que impulsionam o mercado brasileiro hoje, ele citou a alta do petróleo - que opera em alta de mais de 11% -, e a expectativa da divulgação de balanços positivos de grandes empresas. Amanhã, a siderúrgica Gerdau divulga os seus números referentes ao terceiro trimestre. Petrobras e Banco do Brasil soltarão seus balanços nos próximos dias 10 e 13, respectivamente.

De acordo com Zeno, no terceiro trimestre os balanços ainda deverão vir "bem recheados" de bons números. "Até o terceiro trimestre não houve grandes conseqüências da crise. Números piores devem vir no quarto trimestre, e deverão ser se refletir no balanço anual e em 2009", afirmou. Para ele, a alta de hoje se trata de um movimento de correção "natural", em um momento em que a aversão ao risco parece estar diminuindo.

"Isso está ocorrendo gradualmente, ainda em baixa escala, o que é essencial para que o mercado suba", afirmou o analista. Segundo ele, o volume projetado para hoje é de R$ 6 bilhões, valor acima da média dos últimos meses, em torno de US$ 4 bilhões.

Agência Leia

voltar

 
 
© 2009 AZ Investimentos - all rights reserved | desenvolvido por Client By