News - Briefing de Mercado

Definindo os Mercados Primário E Secundário
15/07/2008

14 de Julho de 2008
Ricardo Zeno

Provavelmente você leu algum artigo ou ouviu falar em Mercados Primário e Secundário, mas você sabe o que significa? O Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado, de origem da língua inglesa, o famoso IPO ou seja (Initial Public Offering). A abertura de capital de uma empresa se caracteriza pelo lançamento inicial de acoes no mercado, uma vez que as ações já se encontram negociadas no mercado, chamamos este mercado de Mercado Secundário, que compreende mercados de balcão, organizados ou não, e bolsas de valores, cujo sua função básica e fornecer liquidez aos títulos emitidos no mercado primário. Operações como a colocação inicial, junto ao público, de grande lote de ações detido por um acionista podem caracterizar operações de abertura de capital, exigindo registro na CVM, porem apesar da semelhança com o mercado primário, os recursos captados vão para o acionista vendedor (e não para a companhia), determinando, portanto, uma distribuição no Mercado Secundário. Podemos chamar estas operações de Block Trade.

A oferta publica, sejam no mercado primário ou secundário requerem o registro na CVM e o cumprimento de um ritual de procedimentos na elaboração de seu prospecto preliminar e geralmente são conduzidas por bancos de investimento que recebem uma comissão pelos serviços proporcional ao valor da operação.

Sua forma de colocação é definida por:

• Quanto as Garantias:

Garantia Firme

Melhores Esforços

Stand By

• Quanto a Forma de Colocação:

Preço Fixo

Book Building

A abertura de capital não se restringe apenas às grandes empresas, o financiamento por meio da emissão de ações, ou seja, do aumento do capital próprio e admissão de novos sócios. É uma fonte de recursos que não possui limitação. Enquanto a empresa tiver projetos viáveis e rentáveis, os investidores terão interesse em financiá-los.

A abertura de capital representa uma excepcional redução de risco para a empresa. Também, diferentemente de empréstimos, não exigem rendimento definido: o retorno dos investidores depende do desempenho da empresa. Assim, uma companhia aberta é muita menos afetada pela volatilidade econômica.

Motivos para uma empresa abrir capital:

Captação de Recursos Financeiros para Investimento, possibilita crescimento via fusões e aquisições e reestruturação de Passivos. Nas empresas que têm certo grau de endividamento, a abertura de capital confere equilíbrio à estrutura de capital, balanceando o uso do crédito e do capital próprio.

Imagem Institucional e profissional

Com um custo de capital menor, o retorno de projetos que anteriormente poderiam não ser atrativo passa a superar o custo do financiamento, abrindo um leque muito maior de oportunidades de investimento.

A importância do mercado de capitais para o desenvolvimento da economia e do país

Torna-se mais evidente a cada dia a contribuição positiva do mercado de capitais e, especificamente, o destacado papel do mercado acionário para o desenvolvimento econômico. Nos mercados desenvolvidos o mercado acionário, claramente sao alavancadores de emprego e crescimento da economia real. De acordo com dados divulgados pelo Banco Mundial, foi encontrado um alto grau de correlação entre os indicadores dos mercados acionários e o crescimento economico. A conclusão foi de que o mercado acionário não apenas financiou o crescimento econômico, mas proporcionou os meios para prognosticar as taxas futuras de crescimento do capital, da produtividade e da renda per capita.

Poderíamos passar o dia citando inúmeras as contribuições:

o mercado de ações incentiva não apenas a formação da poupança interna, mas, particularmente, a geração de poupança de longo prazo. É inegável a relação entre a formação de poupança com os processos de crescimento auto-sustentado e manutenção do desenvolvimento econômico.

Por sua vez, um mercado eficiente proporciona uma ampla gama de alternativas de financiamento, isoladamente ou pela combinação entre as diversas opções, reduzindo custos financeiros, o que contribui decisivamente para a saúde financeira das empresas, com conseqüente valorização do capital investido pelos acionistas.

Um mercado acionário desenvolvido, com bom volume, liquidez e adequada regulamentação, facilita os negócios de mudança de controle/propriedade e privatização, o que tem contribuído para o aumento da produtividade econômica nos últimos anos, em nível global.

A demanda por informações e demonstrações financeiras de qualidade, e a transparência por parte do mercado acionário, é um fator que estimula a cultura de investimentos por parte dos agentes econômicos.

O mercado acionário reflete a opinião dos principais agentes sobre a conjuntura econômica doméstica e internacional e suas perspectivas, constituindo-se também em importante formador de opinião. Finalmente, cabe destacar o papel fundamental de um mercado de ações eficiente e desenvolvido para atrair, maximizar e consolidar a presença e permanência do capital externo.

Investimentos através do mercado acionário geram novos empregos e a expansão do setor privado. Isso possibilita a reorientação dos recursos do setor público para as camadas e setores menos favorecidos.

O Boom das Captações em 2007

Em 2007, o destaque foi para as emissões de Renda Variável, o volume total das ofertas no ano apresentou um aumento de 140,9% comparado ao mesmo período de 2006. As ofertas secundárias aumentaram 142,3%, enquanto que as emissões primárias apresentaram também um expressivo aumento de 139,8%. Abaixo a evolução do volume captado pelas empresas.

Sobre o autor:
Sócio Diretor da AZ Investimentos

clique aqui para ler o artigo original

Fonte: Artigonal

voltar

 
 
© 2009 AZ Investimentos - all rights reserved | desenvolvido por Client By