News - Briefing de Mercado

Bolsa volta a ser o pior investimento do mês; confira o mais rentável e se prepare para o fim do ano
02/12/2013

29 de Novembro de 2013 17h38
Arthur Ordones

O melhor investimento do mês foi em dólar, que subiu 4,51%

O cenário mudou para os investidores em novembro, com a bolsa despencando, após quatro meses seguidos de alta, e o dólar liderando o ranking de rentabilidade. A moeda norte-americana se valorizou 4,51% perante o real, enquanto o Ibovespa se desvalorizou 3,24% e foi o pior investimento do mês - no mês passado o índice havia terminado como melhor opção de investimento. No ano, o benchmark apresenta queda de 13,9%.

De acordo com o Diretor da AZ Investimentos, Ricardo Zeno, a bolsa teve uns meses de ajuste dos seis meses consecutivos de queda de janeiro a junho, mas agora mostrou que continua sem força nenhuma. “O dólar funciona quase que na ponta contrária da bolsa, então como tivemos uma fuga de capital dentro da bolsa, houve uma pressão para cima. A aversão a risco faz o dólar subir”, afirmou.

Em segundo lugar no pódio ficaram os CDBs Pré 30 dias, que subiu 0,78%. No mês anterior, este investimento havia ficado em quinto lugar. Já na terceira posição ficou o CDI, que valorizou 0,7%, após uma alta de 0,8% no mês anterior.

As piores do mês

Os piores investimentos do mês, junto com a bolsa de valores, foram os Fundos de Investimento Imobiliário e o ouro. O IFIX, principal índice dos FIIs, caiu 0,84%, enquanto o ouro desvalorizou 3,16%.

Ainda segundo o especialista, o ouro é mais uma reserva de valor do que um investimento, então o movimento dele é muito incerto. “Em relação aos FIIs, eles tiveram um período bom quando a Selic estava baixa e os fundos aproveitaram para captar com taxas atrativas, acima da Selic, mas quando começou o aperto monetário, isso acabou frustrando o investidor, levando o IFIX a inverter sua direção”, explicou.

Fonte: Infomoney

voltar

negócios imobiliários
negócios imobiliários
 
 
© AZ Investimentos - all rights reserved | desenvolvido por Client By