News - Briefing de Mercado

Apesar de desempenho negativo, fundos de ações superam Ibovespa no ano
19/12/2011

19 de Dezembro de 2011 09h28

O desempenho negativo da Bolsa de Valores pesou sobre a rentabilidade dos fundos de ações neste ano. Entretanto, a maior parte deles conseguiu registrar desempenho melhor do que o Ibovespa (principal índice da bolsa paulista) até o final de novembro.

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os fundos que mais se destacaram em relação à rentabilidade foram os do tipo “Ações Dividendos”, com queda de apenas 0,81% até o mês passado. Nesta categoria, entram os fundos que investem em ações com histórico consistente de pagamento de dividendos (parte do lucro distribuído aos acionistas minoritários) ou que apresentam esta perspectiva.

Para o sócio-diretor da AZ Investimentos, Ricardo Zeno, o resultado é previsível. “Em momentos incertos, os investidores dão preferência para as empresas que pagam dividendos elevados. Além dessas ações serem menos voláteis, o próprio dividendo garante uma rentabilidade ao acionista, que pode até superar o CDI (Certificado de Depósito Interbancário)”, diz.

Ações Livre
Outro tipo de fundo de ações que registrou desempenho melhor do que o Ibovespa, com queda de 9,06% até novembro, foi o “Ações Livre”.

De acordo com a Anbima, a maior flexibilidade de gestão desses fundos pode ter contribuído para o resultado. Isto porque os fundos dessa categoria não precisam seguir nenhuma regra em relação à quais empresas ou tipo de ações devem investir. Só precisam respeitar a regra dos FIAs, tendo sempre pelo menos 67% da carteira investido em ações.

Isso permite maior liberdade ao gestor, que pode adotar diferentes estratégias dentro de um único fundo.

Outros fundos
Já outros tipos de fundos de ações, apesar de terem ficado acima do desempenho do Ibovespa até novembro, registraram quedas mais acentuadas.

Os fundos do tipo “Ações Sustentabilidade/Governança" recuaram 14,23%, enquanto aqueles cassificados como “Ações IbrX Ativo” caíram, em média, 14,67%. Por sua vez, os fundos “Ações Ibovespa Ativo” e “Ações Small Caps” recuaram 15,54% e 17,13%, na mesma ordem.

Fonte: Info Money

voltar

negócios imobiliários
negócios imobiliários
 
 
© AZ Investimentos - all rights reserved | desenvolvido por Client By