News - Briefing de Mercado

Plano Americano e Efeitos Especulativos
25/09/2008


Por: Ricardo zeno

Segunda-feira começa o recesso do congresso americano e o mercado continua em compasso de espera da aprovação do pacote bilionário anticrise proposto pela Casa Branca nesta sexta-feira, brigas políticas pré-eleição entre republicanos e democratas vem aumentando a volatilidade das bolsas mundiais trazendo mais incertezas e apreensão. Mesmo que o plano de US$ 700 bilhões de dólares, não seja suficiente para trazer a tranqüilidade, pelo menos deixa o sistema financeiro mais protegido contra o risco sistêmico. Achamos que o plano imediatista visa a solucionar os problemas de liquidez das instituições financeiras, ainda não se sabe ao certo, se os títulos podres serão adquiridos pelo seu valor de face ou não, segundo Ben Bernanke e Hank Paulson, a busca pela estabilidade e volta da credibilidade são pontos como condição essencial. Olhamos mais a diante e achamos que os indicadores econômicos continuam apresentando desaceleração da expansão econômica, com aumento do déficit fiscal, ontem as vendas de imóveis usados comprovaram, com queda de 2,2% em agosto. Achamos que o FED ainda não esta com medidas efetivas contra a crise de crédito e seus impactos na economia real. Gastos dos consumidores devem ser ainda mais afetados e o financiamento das empresas mais escassos, aumentando o custo do dinheiro. Após as ondas de colapsos entre instituições financeiras, podemos ver outra crise entre outros segmentos de empresas ligadas diretamente ao consumo e que necessitam de financiamento de seus projetos.

No Brasil, a volatilidade deve manter-se ao longo do primeiro semestre de 2009, o preço das ações é decorrente da expectativa dos lucros futuros das empresas descontados pelo custo de oportunidade, ou seja, a taxa livre de risco da economia. Baseados nessa premissa básica são formados os preços das ações que refletem as variações positivas ou negativas da Bolsa de Valores em todo o mundo.

Podemos dizer que existem inúmeras variáveis no mercado, porém o somatório delas direciona os movimentos das bolsas. Em momentos de grande volatilidade e incertezas no mercado, impera nos investidores uma aversão forte ao risco e um comportamento onde os fundamentos econômicos são esquecidos e decisões equivocadas são tomadas. Este comportamento é conhecido como “Efeito Manada”.

voltar

 
 
© 2009 AZ Investimentos - all rights reserved | desenvolvido por Client By