News - Briefing de Mercado

Take One: Oferta pública de ações Drogasil S.A
25/06/2007

Companhia Aberta de Capital Autorizado
CNPJ/MF nº 61.585.865/0001-51
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 3.097
CEP 05339-900 - São Paulo, SP
Código ISIN: BRDROGACNOR1


MATERIAL DE APOIO A VENDA PARA CORRETORAS
“TAKE ONE”

I. Visão Geral da Companhia

A Drogasil S.A. (“Companhia” ou “Drogasil”) é a segunda maior rede de drogarias no Estado de São Paulo e a quarta do Brasil, em termos de faturamento no ano de 2006, segundo o ranking da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (“ABRAFARMA”) relativo ao referido período. A Companhia atua há 72 anos no mercado varejista de medicamentos e produtos de higiene e beleza no Brasil. Em 2006 a Companhia atingiu uma receita operacional líquida de R$ 674,4 milhões, representando um crescimento de 58,0% em relação a 2004. Segundo o IMS Health, nos últimos dois anos, a Companhia experimentou um crescimento de 77,7% na venda de medicamentos, enquanto a média do crescimento do mercado brasileiro foi de 34,0%. No mesmo período, segundo o IMS Health a Companhia apresentou um crescimento de unidades vendidas de medicamentos de 43,3%, enquanto a média do crescimento do mercado nacional brasileiro foi de 8,8%. Apesar da Companhia ocupar a quarta posição no mercado nacional de drogarias, este mercado é bastante fragmentado e a sua participação no mesmo em relação à venda de medicamentos, em 31 de dezembro de 2006, é de apenas 3,44%, razão pela qual a Companhia acredita ter grandes oportunidades de crescimento.

A atividade da Companhia consiste no comércio varejista de produtos farmacêuticos e cosméticos, dentre eles medicamentos de marca (“Medicamentos de Marca”), medicamentos genéricos (“Medicamentos Genéricos”), medicamentos cuja venda é livre, não requerendo a apresentação de prescrição médica (“Medicamentos OTC”), produtos de higiene e beleza, cosméticos e dermocosméticos, compondo aproximadamente 11.500 itens, adquiridos de mais de 330 fornecedores. As vendas da Companhia são realizadas por meio de 186 lojas em 56 cidades, das quais 159 estão localizadas no Estado de São Paulo, sendo 91 na capital do Estado, 20 na Grande São Paulo (exceto a cidade de São Paulo) e 48 no interior do Estado; 23 no Estado de Minas Gerais; e 4 no Estado de Goiás, todas abastecidas pelo centro de distribuição da Companhia estrategicamente localizado na cidade de São Paulo, em frota de distribuição própria.

A tabela a seguir contém os principais indicadores financeiros e operacionais da Companhia para os períodos indicados:

(1) No grupo de Não Medicamentos destacam-se em função da relevância para a receita bruta das vendas as seguintes classes de produtos: fraldas e absorventes, sabonetes, shampoos e condicionadores, produtos de beleza, protetores solares e leites em pó. Estas classes representam 48% das vendas de Não Medicamentos no primeiro trimestre de 2007

(2) O EBITDA é uma medição não contábil, calculada tomando como base as disposições do Ofício Circular CVM nº 01/2007, consistindo no lucro líquido adicionado do resultado financeiro líquido, da depreciação e amortização, do resultado não-operacional líquido, do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido. Para reconciliação do EBITDA com lucro líquido ver “Análise e Discussão sobre a Situação Financeira e Resultado Operacional – Principais Linhas de Nosso Resultado - EBITDA

(3) A margem EBITDA representa o EBITDA dividido pela receita líquida de vendas.

(3) Fonte: IMS Health – Participação no Mercado Nacional – Farma (posição ao final do mês) (apenas medicamentos; não inclui os produtos de higiene, beleza e outros produtos Não-Medicamentos).

Conforme a tabela apresentada acima, a receita líquida de vendas da Companhia apresentou uma taxa média anual de crescimento equivalente a 25,7%, entre 2004 e 2006. No mesmo período, a Companhia aumentou sua base de transações, de aproximadamente 21,0 milhões para 28,0 milhões, representando uma taxa de crescimento anual de 33,0%. Por último, ainda considerando o mesmo período, de acordo com o IMS Health, a Companhia conquistou um aumento de participação de mercado em relação à venda de medicamentos de 0,77%, no Brasil, passando de 2,67% para 3,44%.

A Companhia acredita que possui pontos comerciais estratégicos, em localizações privilegiadas, com padrão de lay out e mix de produtos adequados para o público alvo de cada região que atua. A Companhia oferece o atendimento e a consultoria de farmacêuticos em todas as lojas da sua rede durante todo o seu período de funcionamento, inclusive nas lojas abertas 24 horas. Visando a aumentar o fluxo de clientes em suas lojas, a Companhia também oferece uma grande variedade de serviços inovadores, além da venda de medicamentos e produtos de higiene e beleza, destacando-se, dentre eles: (i) espaços especiais denominados Beauty Centers voltados para o atendimento à beleza em aproximadamente 30 de suas lojas; (ii) convênios para venda de produtos mediante desconto em folha de pagamento e venda de medicamentos com preços subsidiados; e (iii) programas de fidelização de clientes.

II. Pontos Fortes

A Companhia acredita que suas principais vantagens competitivas são as seguintes:

Alto potencial de crescimento. A Companhia acredita que o envelhecimento da população, o aumento da renda, a mudança no sistema regulatório e o crescimento das vendas dos Medicamentos Genéricos, promoverão o crescimento da indústria farmacêutica no Brasil. Além disso, a Companhia acredita que o mercado varejista de medicamentos e produtos de higiene e beleza no Brasil crescerá e se consolidará. Nesse cenário, a Companhia acredita estar bem posicionada para se beneficiar dessa tendência. Em 2006, a Companhia atingiu uma receita operacional liquida de R$674,4 milhões representando um crescimento de 58,0% em relação a 2004. Em 2004, a Companhia detinha uma participação no mercado nacional, em relação a venda de medicamentos, de aproximadamente 2,67%, que atingiu 3,44%, em 31 de dezembro de 2006, de acordo com o IMS Health. A habilidade da Companhia para aumentar a sua participação no mercado em regiões onde já atua, seu histórico de sucesso em desenvolver novas regiões de atuação, sua comprovada experiência na área do comércio varejista e sua economia de escala permite que a Companhia mantenha um crescimento diferenciado comparativamente ao resto do mercado.

Pontos comerciais estratégicos, lay out funcional das lojas e portfólio de produtos adequado ao público-alvo. A Companhia acredita que os seus 72 anos de história proporcionaram a conquista de pontos comerciais únicos na cidade de São Paulo, a maior e mais populosa cidade do Brasil, assim como em cidades do interior em crescimento. Essa experiência tem sido fundamental para a escolha de seus pontos comerciais. Tal fato proporciona uma vantagem competitiva da Companhia em relação aos seus concorrentes. A escolha dos seus pontos comerciais é feita por uma equipe especializada, após um estudo minucioso da região, inclusive no que diz respeito à população e respectiva classe de renda, à concorrência, ao acesso e às perspectivas de crescimento. Ao longo dos últimos 5 anos, apenas 1 das 65 lojas abertas nesse período foi fechada, demonstrando a eficiência da Companhia no processo de escolha dos melhores pontos comerciais. Todas as suas lojas seguem um padrão de layout, sendo construídas ou reformadas para atender referido padrão, e possuem um mix de produtos adequado ao público alvo, fomentando o consumo de Medicamentos OTC e produtos de higiene e beleza. De acordo com o IMS Health, em 31 de dezembro de 2006, 84,0% das lojas da Companhia estão entre as lojas com maior faturamento do Brasil.

Eficiência operacional. A Companhia é a segunda maior rede de drogarias no Estado de São Paulo e a quarta no âmbito nacional, em termos de faturamento em 2006, segundo o ranking da ABRAFARMA relativo ao período, o que proporciona economia de escala, redução de custos nas compras e eficiência operacional. A Companhia possui um sistema de controle informatizado que permite reduzir suas despesas e monitorar diariamente, em tempo real, todas as atividades de suas lojas e a movimentação dos respectivos estoques. Além disso, muitas das funções do centro de distribuição são automatizadas, e apoiadas por sistemas avançados e sofisticados, permitindo o manuseio dos produtos de forma mais rápida e eficiente. A automação também é responsável pela redução de despesas, incluindo despesas com pessoal, melhor administração de caixa, controle rígido de volume e qualidade de estoque, e redução da necessidade de manuseio de produtos, refletindo na melhora das margens EBITDA nos últimos anos que passou de 4,15% em 2004 para 5,67% em 2006. Para maiores informações sobre automação, veja a seção “Negócios da Companhia – Tecnologia da Informação no Prospecto Preliminar.

Reconhecimento da marca pelos clientes e fornecedores. Ao longo da sua história a Companhia acredita ter conquistado a credibilidade do mercado consumidor e ter consolidado a marca “Drogasil” como uma das mais reconhecidas do setor varejista de medicamentos no Brasil. Atualmente, a Companhia possui uma base de cartões de fidelidade de aproximadamente 7 milhões de clientes, dos quais aproximadamente 2,5 milhões visitaram suas lojas nos últimos 12 meses entre o 1º trimestre de 2006 e o 1º trimestre de 2007, comprovando a sua fidelização à marca. A marca da Companhia também é reconhecida por seus fornecedores que a vêem como um importante canal de distribuição, tanto pela sua ampla localização geográfica, quanto pelas suas condições de estocagem, logística e distribuição. A Companhia acredita ser uma das empresas preferidas de fornecedores para lançamento de novos produtos.

Administração profissional e estrutura administrativa adequada às necessidades do negócio. A administração da Companhia é profissionalizada, tendo grande experiência no setor em que atua. Seus três diretores executivos atuam em conjunto na gestão da Companhia há mais de 8 anos, com capacidade comprovada para implementar e executar os planos de negócio e estratégias, com disciplina financeira e foco em rentabilidade. Além disso, a área comercial da Companhia é estruturada para atender às necessidades do seu negócio, por meio da divisão em gerências regionais especializadas para cada mercado em que a Companhia atua e equipes especializadas para supervisionar (i) lojas de maior faturamento; (ii) lojas em shopping centers e hipermercados; (iii) lojas em regiões de baixa renda; (iv) lojas em processo de recuperação e crescimento de venda; e (v) lojas novas, além de subdivisões por região de atuação, como por exemplo, capital do Estado de São Paulo, região metropolitana do Estado de São Paulo (“Grande São Paulo”) e interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Equipe capacitada e altamente motivada. O modelo de gestão da Companhia permite atrair, formar e desenvolver profissionais jovens, qualificados e comprometidos, por meio de investimentos em recrutamento e seleção de pessoas, e treinamento e desenvolvimento de seus atuais funcionários. Em 2006, a Companhia atingiu 115.000 horas de treinamento, representando 42 horas de treinamento por funcionário/ano. A Companhia só contrata funcionários que já tenham concluído o ensino médio. A grade de treinamento da Companhia é elaborada com base no diagnóstico das necessidades de capacitação profissional, desde os auxiliares de farmácia até os gerentes das lojas, incluindo o treinamento específico para farmacêuticos. Adicionalmente, esse modelo é consolidado por meio de um plano de carreira e um programa de participação nos resultados, o que proporciona à Companhia uma baixa rotatividade para os padrões do setor.

III. Estratégia

O objetivo da Companhia é o crescimento das suas vendas e a busca por maior eficiência operacional, visando a atingir a liderança no mercado de drogarias. Para tanto, a estratégia da Companhia é implementar iniciativas que resultem no aumento da competitividade, tais como expansão contínua da área de vendas, aumento do fluxo de clientes, aumento das vendas realizadas nas lojas e ganho de participação no mercado de atuação. Nesse sentido, os principais componentes da estratégia da Companhia são os seguintes:

• Consolidação e crescimento nos mercados em que atua. A Companhia planeja consolidar sua atuação por meio do crescimento orgânico, por meio da abertura de novas lojas e aumento das suas vendas por lojas, ampliando sua cobertura geográfica e permitindo um aumento de market share. A Companhia acredita que ainda pode expandir sua atuação nos mercados em que já atua, ampliando o número de lojas em praças onde já está instalada e que oferecem oportunidades de crescimento. Com o objetivo de acelerar a implementação de sua estratégia, a Companhia pode também considerar aquisições seletivas. A Companhia busca, ainda, a melhoria operacional das lojas existentes, através da relocação ou reforma das mesmas, bem como da adequação do mix de produtos.

• Exploração dos mercados das Classes C e D. Atualmente as atividades da Companhia estão mais focadas nos consumidores das Classes A e B. A Companhia pretende aumentar sua atuação junto aos consumidores das Classes C e D, por meio da ampliação do número de lojas em regiões populares, prioritariamente na Grande São Paulo, onde julga haver carência de atendimento às Classes C e D e por acreditar no potencial de crescimento desse mercado consumidor. Neste sentido, a Companhia estabeleceu uma parceria com o Banco Bradesco S.A., ainda em fase experimental, para a emissão do cartão de crédito Drogasil, que facilitará a compra de produtos por seus clientes. Em 2006 a Companhia abriu 4 novas lojas voltadas para as Classes C e D e, em 2007, já abriu 2 novas lojas voltadas para esse segmento de renda.

• Expansão geográfica. A Companhia acredita ser a rede com o maior número de cidades atendidas. Nos últimos três anos, o número de cidades onde atua passou de 37 para 56 no período de janeiro de 2004 até 14 de junho de 2007. A Companhia pretende buscar novas cidades para a instalação de novas lojas, aumentando a área geográfica de sua atuação, em locais onde acredita haver alto potencial de crescimento e baixa competição, em detrimento das pequenas redes independentes, não profissionalizadas, principalmente no interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, bem como nos Estados onde ainda não está presente. Nos últimos três anos, a Companhia inaugurou 30 novas lojas no interior do Estado de São Paulo e nos Estados de Minas Gerais e Goiás, sendo 10 abertas durante o ano de 2006.

• Contínua busca por pontos comerciais estrategicamente localizados e soluções de serviços. A Companhia continuará investindo em pontos comerciais em localizações privilegiadas, com padrão de lay out e mix de produtos adequados para cada estação do ano, região geográfica, população e poder aquisitivo. Visando a aumentar o fluxo de clientes em suas lojas, a Companhia também continuará oferecendo uma grande variedade de serviços, além da venda de medicamentos e produtos de higiene e beleza, e diversas formas e facilidades de pagamentos para os seus clientes.

• Aumento de escala e contínua melhoria das suas eficiências operacionais. A Companhia acredita que a sua posição no mercado nacional lhe proporcionará maior economia de escala e aumento de nossas margens de rentabilidade. A Companhia planeja buscar a contínua redução de nossas despesas por meio da melhoria de suas eficiências operacionais, do seu sistema automatizado de controle de estoques e da sua logística própria, bem como o aumento de seu resultado, por meio do treinamento de todos os níveis gerenciais de suas lojas.

IV. Fatores de Risco

Os possíveis compradores das ações ordinárias, nominativas, escriturais, sem valor nominal, livres e desembaraçadas de quaisquer ônus ou gravames e de emissão da Companhia (“Ações”) deverão considerar cuidadosamente os riscos descritos abaixo, bem como as outras informações contidas no Prospecto Preliminar de Distribuição Pública Primária e Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Drogasil S.A. (“Prospecto Preliminar”) e no Prospecto Definitivo de Distribuição Pública Primária e Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Drogasil S.A. (“Prospecto Definitivo” e em conjunto com o Prospecto Preliminar, os “Prospectos”), antes de decidir pela compra das Ações. Os negócios, resultados de operações, condições financeiras e perspectivas da Companhia poderão ser afetados adversamente se qualquer um desses riscos ocorrerem, e como resultado, o preço de mercado das Ações pode cair devido a quaisquer destes riscos, sendo que há possibilidade de perda de parte ou de todo o seu investimento.

O Prospecto Preliminar contém informações adicionais e complementares sobre os Fatores de Risco abaixo relacionados. O investidor deve ler a seção “Fatores de Risco” contida no Prospecto Preliminar antes de aceitar a Oferta.

Riscos Relacionados ao Negócio e ao Setor da Companhia

• A concorrência poderá afetar adversamente a Companhia.

• O insucesso em implementar com êxito sua estratégia de negócios, incluindo a inauguração de lojas em novas localidades no momento oportuno, poderá afetar adversamente a Companhia.

• A Companhia está sujeita a regulamentações que impõem controles de preços à maioria dos produtos farmacêuticos vendidos por ela. Isso poderá limitar a margem e a capacidade de repassar os custos para os seus consumidores, podendo representar um efeito material adverso aos negócios e ao resultado operacional da Companhia.

• A Companhia está sujeita a regulamentações que impõem controles de preços à maioria dos produtos farmacêuticos que ela vende. Isso poderá limitar sua margem e sua capacidade de repassar os custos para os seus consumidores, podendo afetá-la adversamente.

• Mudanças na indústria farmacêutica brasileira poderão ter efeito adverso nos negócios da Companhia.

• As exigências decorrentes de regulamentações existentes ou novas poderão causar efeito adverso sobre a Companhia.

• A Companhia pode ser adversamente afetada se não conseguir manter no seu quadro seus gerentes mais antigos, farmacêuticos e vendedores, bem como se não conseguir contratar novos gerentes qualificados e funcionários.

• Interrupções ou falhas nos sistemas da Companhia poderão afetar adversamente a Companhia.

• A Companhia poderá ser afetada materialmente e adversamente se seu centro de distribuição sofrer dano material ou for fechado.

• Certos riscos são inerentes à atividade farmacêutica e os seguros contratados pela Companhia podem não cobrir adequadamente os danos sofridos pela Companhia.

• A Companhia irá começar a correr os riscos associados ao financiamento para clientes.

Riscos Relacionados ao Brasil

• O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira, o que poderá ter impacto nos negócios da Companhia.

• A inflação e as medidas do Governo Federal para combatê-la poderão influenciar significativamente a economia no Brasil, afetando adversamente os negócios da Companhia e o preço de mercado das Ações.

• A instabilidade cambial pode causar um efeito adverso nos resultados, condições financeiras e preço de mercado das Ações.

• A percepção de risco em países emergentes, especialmente na América Latina, podem afetar adversamente o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros, inclusive das Ações.

• Mudanças na legislação fiscal brasileira podem afetar adversamente o desempenho financeiro da Companhia.

Riscos relacionados à Oferta e às Ações

A venda de um número significativo de Ações depois da consumação desta Oferta poderá afetar adversamente o preço de mercado das Ações.]

Um mercado ativo e líquido para as Ações poderá não se desenvolver.

A Companhia poderá precisar de recursos adicionais futuramente, os quais poderão ser obtidos por meio da emissão de ações adicionais ao invés da Companhia incorrer em mais dívidas, o que poderá resultar na diluição da participação dos investidores em seu capital social.

Investidores que comprarem Ações na Oferta sofrerão diluição imediata e substancial no valor contábil de seus investimentos.

A Companhia é controlada direta e indiretamente pelos acionistas controladores, cujos interesses podem conflitar com interesses de outros acionistas.

Após a Oferta, a Companhia poderá não ter mais um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais que 50% do capital votante, o que poderá deixar a Companhia susceptível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais de 50% do capital votante.

Os interesses dos administradores e empregados da Companhia em nível gerencial podem ficar excessivamente vinculados à cotação das Ações de sua emissão, uma vez que sua remuneração poderá também basear-se em opções de compra de ações de emissão da Companhia.

A Companhia está realizando uma oferta de ações no Brasil com esforços de colocação das Ações no exterior, o que poderá deixar a Companhia exposta a riscos relativos a uma oferta de valores mobiliários no Brasil e no exterior. Os riscos relativos a ofertas de valores mobiliários no exterior são potencialmente maiores do que os riscos relativos a uma oferta de valores mobiliários no Brasil.

V. Descrição da Oferta

A Drogasil e os Acionistas Vendedores, identificados no Prospecto Preliminar, estão realizando uma oferta que compreende a distribuição pública primária e secundária de 22.764.661 Ações, sendo 13.646.383 novas Ações a serem emitidas pela Companhia, com a exclusão do direito de preferência dos seus atuais acionistas, nos termos do artigo 172, inciso I, da Lei das Sociedades por Ações (“Oferta Primária”), e 9.118.278 Ações de titularidade dos Acionistas Vendedores (“Oferta Secundária”, e em conjunto com a Oferta Primária, a “Oferta”).

A Oferta compreenderá a distribuição pública de Ações no Brasil, em mercado de balcão não-organizado, em conformidade com a Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 400, de 29 de dezembro de 2003 e posteriores alterações (“Instrução CVM 400”) e demais disposições legais aplicáveis, e será coordenada pelo Banco UBS Pactual S.A. (“Coordenador Líder”) e pelo Banco Bradesco BBI S.A. (“Coordenador”, e em conjunto com o Coordenador Líder, os “Coordenadores da Oferta”), com a participação da HSBC Corretora de Títulos e Valores Mobiliários e do Banco Safra de Investimento S.A. (“Coordenadores Contratados”) e de corretoras membros da Bovespa e outras instituições financeiras que não sejam corretoras membros da Bovespa, subcontratadas pelos Coordenadores da Oferta, para efetuar exclusivamente esforços de colocação das Ações junto aos Investidores Não-Institucionais (conforme definido abaixo) (os “Participantes Especiais”, e em conjunto com os Coordenadores da Oferta e os Coordenadores Contratados, as “Instituições Participantes da Oferta”), e, ainda, com esforços de colocação no exterior, nos Estados Unidos da América, para “qualified institutional buyers”, residentes e domiciliados nos Estados Unidos da América, conforme definidos na Rule 144A do Securities Act de 1933 dos Estados Unidos da América, conforme alterado (“Securities Act”), e, para investidores nos demais países (exceto Estados Unidos da América e Brasil), em conformidade com o Regulation S, editado ao amparo do Securities Act, em ambos os casos em operações isentas de registro, em conformidade com o disposto no Securities Act, sendo o respectivo ingresso de recursos no Brasil realizado por meio dos mecanismos de investimento regulamentados pelo Conselho Monetários Nacional (“CMN”), pelo Banco Central do Brasil (“Banco Central”) e pela CVM, esforços esses que serão realizados pelo UBS Securities LLC, Bradesco Securitites Inc, HSBC Securities, Inc e pela Bulltick, LLC. (“Agentes de Colocação Internacional”).

A Oferta será registrada no Brasil junto à CVM, em conformidade com os procedimentos previstos na Instrução CVM 400. Não será realizado nenhum registro da Oferta ou das Ações na Securities and Exchange Commission (“SEC”) ou em qualquer outra agência ou órgão regulador do mercado de capitais de qualquer outro país, exceto no Brasil, junto à CVM. As Ações não poderão ser ofertadas ou vendidas nos Estados Unidos da América ou a pessoas consideradas US persons, conforme definido no Regulation S, exceto de acordo com as isenções de registro nos termos do Securities Act.

As Ações objeto da Oferta serão colocadas pelas Instituições Participantes da Oferta, em regime de garantia firme de liquidação, não solidária, prestada pelos Coordenadores da Oferta. As Ações que forem objeto de esforços de colocação no exterior pelos Agentes de Colocação Internacional junto a Investidores Estrangeiros serão integralmente colocadas no Brasil pelos Agentes de Colocação Internacional e obrigatoriamente subscritas e integralizadas e/ou adquiridas e liquidadas no Brasil, em moeda corrente nacional, nos termos do artigo 19, parágrafo 4º da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e posteriores alterações.

Nos termos do artigo 24, caput, da Instrução CVM 400, a quantidade total das Ações objeto da Oferta poderá ser acrescida de até 3.414.699 Ações, sendo 2.046.957 novas Ações a serem emitidas pela Companhia e 1.367.742 Ações de titularidade dos Acionistas Vendedores, com as mesmas características das Ações inicialmente ofertadas, equivalentes a até 15% das Ações inicialmente ofertadas (as “Ações do Lote Suplementar”), conforme opção outorgada pela Companhia e pelos Acionistas Vendedores ao Coordenador Líder, a ser exercida após comunicado ao Coordenador, nas mesmas condições e preço inicialmente ofertados, as quais serão destinadas exclusivamente a atender a um eventual excesso de demanda que venha a ser constatado no decorrer da Oferta (“Opção de Ações do Lote Suplementar”). A Opção de Ações do Lote Suplementar poderá ser exercida pelo Coordenador Líder, no todo ou em parte, em uma ou mais vezes, a partir da data de assinatura do Contrato de Coordenação e Garantia Firme de Subscrição, Aquisição e Colocação de Ações Ordinárias de Emissão da Drogasil S.A. (“Contrato de Colocação”) e até 30 dias contados, inclusive, da data de início de negociação das Ações.

Oferta de Varejo

No contexto da Oferta de Varejo (conforme definido abaixo), o montante de no mínimo 10% das Ações, não computadas as Ações do Lote Suplementar, será destinado prioritariamente à colocação pública junto a investidores pessoas físicas e jurídicas, inclusive clubes de investimento registrados na Bovespa, residentes e domiciliados no Brasil, que não sejam considerados Investidores Institucionais (conforme definido abaixo) (“Investidores Não-Institucionais”) e a Pessoas Vinculadas que sejam Investidores Não-Institucionais, que tenham realizado Pedido de Reserva (conforme definido abaixo) de acordo com as condições ali previstas e os procedimentos descritos abaixo, ressalvado que o Coordenador Líder poderá, a seu exclusivo critério, aumentar a quantidade de Ações destinadas à Oferta de Varejo (conforme definido abaixo) até o limite máximo de 20% das Ações (“Oferta de Varejo”):

I. durante o Período de Reserva (conforme definido abaixo), cada um dos Investidores Não-Institucionais interessados em participar da Oferta deverá realizar pedido de reserva de Ações, celebrado de forma irrevogável e irretratável, exceto pelo disposto no item VIII abaixo, mediante preenchimento de formulário específico (“Pedido de Reserva”) junto a uma única Instituição Participante da Oferta, sem necessidade de depósito do valor do investimento pretendido, observados o valor mínimo de investimento de R$1.000,00 e o valor máximo de R$ 300.000,00 por Investidor Não-Institucional, sendo que tais Investidores Não-Institucionais poderão estipular, no Pedido de Reserva, o preço máximo por Ação como condição de eficácia de seu Pedido de Reserva, sem necessidade de posterior confirmação, conforme previsto no parágrafo 3° do artigo 45 da Instrução CVM 400. Caso o Preço por Ação (conforme definido abaixo) venha a ser fixado em valor superior ao valor estabelecido pelo Investidor Não-Institucional, o respectivo Pedido de Reserva será automaticamente cancelado pela Instituição Participante da Oferta junto à qual o Pedido de Reserva tenha sido feito;

II. os Investidores Não-Institucionais deverão realizar seus Pedidos de Reserva no período de 21 de junho de 2007 a 27 de junho de 2007, inclusive (“Período de Reserva”), o qual poderá ser estendido por decisão da Companhia, dos Acionistas Vendedores e dos Coordenadores da Oferta, sendo que os Investidores Não-Institucionais que sejam (a) administradores da Companhia; (b) controladores ou administradores de quaisquer das Instituições Participantes da Oferta ou dos Agentes de Colocação Internacional; (c) outras pessoas vinculadas à Oferta; ou (d) cônjuges, companheiros, ascendentes, descendentes e colaterais até o segundo grau de cada uma das pessoas referidas nas alíneas (a), (b) ou (c) acima (em conjunto, “Pessoas Vinculadas”), deverão, necessariamente, ter indicado no Pedido de Reserva a sua condição de Pessoa Vinculada;

III. caso a totalidade dos Pedidos de Reserva realizados por Investidores Não-Institucionais seja igual ou inferior ao montante de 10,0% das Ações ofertadas, sem considerar as Ações do Lote Suplementar, não haverá rateio, sendo todos os Investidores Não-Institucionais integralmente atendidos em todos os seus Pedidos de Reserva, e as eventuais sobras no lote ofertado aos Investidores Não-Institucionais serão destinadas aos Investidores Institucionais;

IV. caso a totalidade dos Pedidos de Reserva seja superior ao montante de 10,0% das Ações ofertadas, sem considerar as Ações do Lote Suplementar, será realizado o rateio de tais Ações entre todos os Investidores Não-Institucionais que aderiram à Oferta de Varejo, sendo que, o critério de rateio será a divisão igualitária e sucessiva das Ações destinadas à Oferta de Varejo entre todos os Investidores Não-Institucionais, limitada ao valor individual de cada Pedido de Reserva e ao valor total de Ações destinadas à Oferta de Varejo; desconsiderando-se, entretanto, as frações de Ações. Opcionalmente, o Coordenador Líder poderá, a seu exclusivo critério, aumentar a quantidade de Ações destinadas à Oferta de Varejo, até o limite máximo de 20% previsto acima, para que os Pedidos de Reserva excedentes realizados pelos Investidores Não-Institucionais possam ser total ou parcialmente atendidos, sendo que, no caso de atendimento parcial, será observado o critério de rateio descrito neste item IV. Caso a demanda da Oferta seja superior em um terço à quantidade de Ações ofertadas, serão desconsiderados os Pedidos de Reserva realizados pelas Pessoas Vinculadas;

V. até às 16:00 horas do primeiro dia útil subseqüente à data de publicação do Anúncio de Início de Distribuição Pública Primária e Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Drogasil S.A. (“Anúncio de Início”), serão informados a cada Investidor Não-Institucional pela Instituição Participante da Oferta que tenha recebido o Pedido de Reserva, por meio do seu respectivo endereço eletrônico fornecido no Pedido de Reserva ou, na sua ausência, por fac-símile, telefone ou correspondência, a data de liquidação da Oferta, a quantidade de Ações alocada (ajustada, se for o caso, em decorrência do rateio) e o valor do respectivo investimento, sendo que, em qualquer caso, o valor do investimento será limitado àquele indicado no respectivo Pedido de Reserva. Caso aquantidade de Ações alocada resulte em número fracionário, o valor do investimento será limitado ao valor correspondente ao maior número inteiro de Ações;

VI. até às 10:30 horas da data de liquidação da Oferta, cada Investidor Não Institucional deverá efetuar o pagamento, em recursos imediatamente disponíveis, do valor indicado no item V acima junto à Instituição Participante da Oferta em que realizou seu respectivo Pedido de Reserva, sob pena de, em não o fazendo, ter seu Pedido de Reserva automaticamente cancelado;

VII. na data de liquidação da Oferta, a CBLC, em nome de cada uma das Instituições Participantes da Oferta que tenha recebido o Pedido de Reserva entregará as Ações alocadas ao respectivo Investidor Não-Institucional que com estas tenha realizado Pedido de Reserva de acordo com os procedimentos previstos no Contrato de Colocação, desde que efetuado o pagamento previsto no item VI acima;

VIII. caso (a) seja verificada divergência relevante entre as informações constantes do Prospecto Preliminar e do Prospecto Definitivo que altere substancialmente o risco assumido pelo Investidor Não-Institucional, ou a sua decisão de investimento; (b) a Oferta seja suspensa, nos termos do artigo 20 da Instrução CVM 400; e/ou (c) a Oferta seja modificada, nos termos do artigo 27 da Instrução CVM 400, a Companhia, os Acionistas Vendedores e os Coordenadores da Oferta farão constar do Anúncio de Início ou do Anúncio de Retificação, conforme o caso, a informação de que referidos investidores poderão desistir do Pedido de Reserva, devendo, para tanto, informar sua decisão à Instituição Participante da Oferta que tenha recebido o Pedido de Reserva (i) até às 16:00 horas do quinto dia útil subseqüente à data de disponibilização do Prospecto Definitivo/ Publicação do Anúncio de Início, no caso da alínea (a) acima; e (ii) até às 16:00 horas do quinto dia útil subseqüente à data em que for comunicada por escrito a suspensão ou modificação da Oferta, no caso das alíneas (b) e (c) acima. Caso o Investidor Não-Institucional não informe a sua decisão de desistência do Pedido de Reserva nos termos deste inciso, o Pedido de Reserva será considerado válido e o Investidor Não-Institucional deverá efetuar o pagamento do valor do investimento. Caso o Investidor Não-Institucional já tenha efetuado o pagamento nos termos do item VII acima e venha a desistir do Pedido de Reserva nos termos do presente item, os valores depositados serão devolvidos sem juros ou correção monetária, sem reembolso e com dedução dos valores relativos à incidência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (“CPMF”), se a alíquota não for superior a zero, no prazo de 3 dias úteis contados do pedido de cancelamento do Pedido de Reserva;

IX. caso não haja conclusão da Oferta ou em caso de resilição do Contrato de Colocação, ou, ainda, em qualquer outra hipótese de devolução dos Pedidos de Reserva, em função de expressa disposição legal ou regulamentar, todos os Pedidos de Reserva serão automaticamente cancelados e a Instituição Participante da Oferta comunicará ao Investidor Não-Institucional que com ela tenha realizado Pedido de Reserva, o cancelamento da Oferta, o que poderá ocorrer, inclusive, mediante publicação de aviso ao mercado. Caso o Investidor Não-Institucional já tenha efetuado o pagamento nos termos do item VI acima, os valores depositados serão devolvidos sem juros ou correção monetária, sem reembolso e com dedução dos valores relativos à incidência da CPMF, se a alíquota não for superior a zero, no prazo de 3 dias úteis contados da comunicação do cancelamento da Oferta; e

X. na hipótese de haver descumprimento, por qualquer das Instituições Participantes da Oferta, de quaisquer das normas de conduta previstas na regulamentação aplicável à Oferta, incluindo, sem limitação, aquelas previstas na Instrução CVM 400, tal Instituição Participante da Oferta deixará de integrar o grupo de instituições financeiras responsáveis pela colocação de Ações no âmbito da Oferta, pelo que serão cancelados todos os Pedidos de Reserva que tenha recebido. A Instituição Participante da Oferta a que se refere este item X deverá informar imediatamente aos Investidores Não-Qualificados que com ela tenham feito reserva sobre o referido cancelamento.

As Instituições Participantes da Oferta somente atenderão aos Pedidos de Reserva realizados por Investidores Não-Institucionais titulares de conta corrente ou de conta de investimento nelas aberta ou mantida pelo respectivo investidor. Será recomendado aos Investidores Não-Institucionais interessados na realização de Pedido de Reserva que leiam cuidadosamente os termos e condições nele estipulados, especialmente os procedimentos relativos à liquidação da Oferta, e as informações constantes do Prospecto Preliminar, e que verifiquem com as Instituições Participantes da Oferta de sua preferência, antes de realizar o seu Pedido de Reserva, se essa, a seu exclusivo critério, exigirá a manutenção de recursos em conta de investimento nela aberta e/ou mantida, para fins de garantia do Pedido de Reserva.

Oferta Institucional

A Oferta Institucional será realizada junto a pessoas físicas, jurídicas e clubes de investimento cujos valores de investimento excedam o valor máximo de investimento estabelecido para Oferta de Varejo, fundos de investimento, carteiras administradas, fundos de pensão, entidades administradoras de recursos de terceiros registradas na CVM, entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central, condomínios destinados à aplicação em carteira de títulos e valores mobiliários registrados na CVM e/ou na Bovespa, seguradoras, entidades de previdência complementar e de capitalização complementar, regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Municípios ou Distrito Federal, pessoas jurídicas com patrimônio líquido superior a R$ 5 milhões e investidores residentes ou domiciliados no exterior, que invistam no Brasil em conformidade com os mecanismos de investimento estabelecidos na Resolução CMN nº 2.689, de 26 de janeiro de 2000 e da Instrução CVM nº 325, de 27 de janeiro de 2000, e posteriores alterações (“Investidores Institucionais”). Além disso, as Ações destinadas à Oferta de Varejo que não tiverem sido alocadas de acordo com o procedimento da Oferta de Varejo serão destinadas à Oferta Institucional, juntamente com as demais Ações, de acordo com o seguinte procedimento:

I. os Investidores Institucionais interessados em participar da Oferta poderão apresentar suas intenções de investimento durante o Procedimento de Coleta de Intenções de Investimento, e inexistem pedidos de reserva ou limites mínimos ou máximos de investimento;

II. Serão aceitos lances de Pessoas Vinculadas que sejam Investidores Institucionais no Procedimento de Coleta de Intenções de Investimento, limitado ao máximo de 10% da Oferta, podendo impactar a formação de preço ou a liquidez das Ações no mercado secundário. Subscrições realizadas em decorrência dos contratos de total return swap não serão consideradas subscrições por Pessoas Vinculadas para fins da presente Oferta;

III. caso as intenções de investimento obtidas durante o Procedimento de Coleta de Intenções de Investimento excedam o total de Ações remanescentes após o atendimento da Oferta de Varejo, os Coordenadores da Oferta darão prioridade aos Investidores Institucionais que, a seu exclusivo critério e a critério da Companhia e dos Acionistas Vendedores, melhor atendam o objetivo da Oferta de criar uma base diversificada de investidores, integrada por investidores com diferentes critérios de avaliação das perspectivas, ao longo do tempo, da Companhia, seu setor de atuação e a conjuntura macroeconômica brasileira e internacional. Caso a demanda da Oferta seja superior em um terço à quantidade de Ações Ofertadas, serão desconsideradas os lances realizados pelas Pessoas Vinculadas;

IV. até às 16:00 horas do primeiro dia útil subseqüente à data de publicação do Anúncio de Início, os Coordenadores da Oferta informarão aos Investidores Institucionais, por meio do seu respectivo endereço eletrônico ou, na sua ausência, por fac-símile ou telefone, a data de liquidação da Oferta, a quantidade de Ações alocada e o Preço por Ação (conforme definido abaixo); e

V. a entrega das Ações alocadas deverá ser efetivada na data de liquidação da Oferta, mediante pagamento em moeda corrente nacional, à vista e em recursos imediatamente disponíveis, do Preço por Ação (conforme definido abaixo) multiplicado pela quantidade de Ações alocada, de acordo com os procedimentos previstos no Contrato de Colocação.

A compra das Ações será formalizada mediante assinatura de contrato de compra e venda, cujo modelo final será submetido à CVM.

Cronograma das Etapas da Oferta

Encontra-se abaixo um cronograma estimado das etapas da Oferta, informando seus principais eventos a partir da publicação do Aviso ao Mercado de Distribuição Pública Primária e Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Drogasil S.A. (“Aviso ao Mercado”):

A Companhia, os Coordenadores da Oferta e os Coordenadores Contratados realizarão apresentações aos investidores (Road Show), no período compreendido entre a data do Prospecto Preliminar e a data em que será determinado o Preço por Ação (conforme definido abaixo).

Preço por Ação

No contexto da Oferta estima-se que o Preço por Ação (conforme definido abaixo) estará situado entre R$ 12,00 e R$ 15,00, ressalvado, no entanto, que o Preço por Ação (conforme definido abaixo) poderá ser fixado acima ou abaixo desta faixa indicativa. O Preço por Ação (conforme definido abaixo) será fixado após a conclusão do Procedimento de Coleta de Intenções de Investimento junto a Investidores Institucionais, realizado, no Brasil, pelos Coordenadores da Oferta e, no exterior, pelos Agentes de Colocação Internacional, conforme previsto no artigo 44 da Instrução CVM 400 e no artigo 170, § 1°, inciso III da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e posteriores alterações (“Lei das Sociedades por Ações”), tendo como parâmetro as indicações de interesse, em função da qualidade da demanda (por volume e preço), coletadas junto aos Investidores Institucionais (“Preço por Ação”). Serão aceitos lances de Pessoas Vinculadas, que sejam Investidores Institucionais, no Procedimento de Coleta de Intenções de Investimento, limitados ao máximo de 10% da Oferta, podendo impactar a formação de preço ou a liquidez das Ações no mercado secundário. Subscrições realizadas em decorrência dos contratos de total return swap não serão consideradas subscrições por Pessoas Vinculadas para fins da presente Oferta. Não será destinada nenhuma quantia do Preço por Ação para a formação de reserva de capital.

Nos termos do artigo 170, parágrafo 1º, inciso III da Lei das Sociedades por Ações, a escolha do critério de determinação do Preço por Ação é justificada tendo em vista que tal preço não promoverá diluição injustificada dos atuais acionistas da Companhia, uma vez que o valor de mercado das Ações a serem subscritas/adquiridas será aferido com a realização do Procedimento de Coleta de Intenções de Investimento, o qual reflete o valor pelo qual os Investidores Institucionais apresentarão suas ordens firmes de subscrição/aquisição no contexto da Oferta. Os Investidores Não-Institucionais que aderirem à Oferta de Varejo não participarão do Procedimento de Coleta de Intenções de Investimento e, portanto, não participarão do processo de determinação do Preço por Ação.

VI. Vantagens e Restrições de Ações

As Ações garantem aos seus titulares os direitos, as vantagens e as restrições decorrentes da Lei das Sociedades por Ações, do Regulamento do Novo Mercado e do estatuto social da Companhia, dentre os quais:

a) direito de voto nas assembléias gerais da Companhia, sendo que a cada ação corresponderá a um voto;

b) direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a, no mínimo, 25% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;

c) direito de alienar as Ações, nas mesmas condições asseguradas ao acionista controlador alienante em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, quanto por meio de operações sucessivas, (tag along de 100% do preço);

d) direito ao recebimento integral de dividendos e demais proventos de qualquer natureza pertinentes às Ações que vierem a ser declarados pela Companhia a partir da data de liquidação da Oferta, ainda que referentes a períodos anteriores à respectiva data de liquidação da Oferta, e todos os demais benefícios conferidos aos titulares das Ações; e

e) em caso de cancelamento do registro de companhia aberta, de cancelamento de listagem no Novo Mercado ou de reorganização societária da Companhia na qual a companhia resultante da reorganização não seja admitida para negociação no Novo Mercado, direito de alienar suas ações em oferta pública a ser lançada pelo acionista controlador, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela assembléia geral de acionistas da Companhia, titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo conselho de administração da Companhia, sendo que os custos de elaboração de referido laudo deverão ser integralmente suportados pelo acionista controlador.

VII. Restrição à venda de Ações da Companhia (Lock-Up)

A Companhia, os Acionistas Vendedores e os administradores da Companhia celebraram acordos de restrição à venda de ações de emissão da Companhia (“Lock-up Agreement”), por meio dos quais concordaram, exceto conforme previsto no Contrato de Colocação, no Placement Facilitation Agreement e nos acordos de Lock-up, durante o período de 180 dias contados da data do Prospecto Definitivo a: (i) não emitir, ofertar, vender, contratar a venda, dar em garantia, emprestar, conceder qualquer opção de compra ou de qualquer outra forma dispor ou conceder quaisquer direitos, registrar documento de registro nos termos do Securities Act ou das leis brasileiras, em todos os casos relacionados a, qualquer ação ordinária ou qualquer opção ou warrant de compra de qualquer ação ordinária ou qualquer valor mobiliário conversível em, ou permutável por, ou que represente o direito de receber ações ordinárias de emissão da Companhia; (ii) não celebrar qualquer contrato de swap ou qualquer acordo que transfira à outra parte, no todo ou em parte, qualquer valor econômico decorrente da titularidade das ações ordinárias ou de qualquer valor mobiliário conversível de emissão da Companhia, passível de exercício ou permutável por ações ordinárias, ou de warrants ou outro direito de compra de ações ordinárias de emissão da Companhia, independentemente se tal operação seja realizada pela entrega das ações ordinárias ou de qualquer valor mobiliário de emissão da Companhia, por dinheiro ou outra forma; e (iii) não publicar anúncio com a intenção de efetuar qualquer operação acima descrita. Os acionistas minoritários não estão sujeitos a estas restrições.

VIII. Informações Adicionais

Quaisquer outras informações ou esclarecimentos sobre a Companhia e a Oferta poderão ser obtidas junto (i) à Companhia, em sua sede social ou em seu website: www.drogasil.com.br; (ii) aos Coordenadores da Oferta ou seus websites: www.ubs.com/ubspactual e www.shopinvest.com.br/ofertaspublicas; (iii) aos Coordenadores Contratados www.hsbc.com.br/para-voce/investimentos/ofertas-publicas.shtml e www.safrabi.com.br (iii) à Bovespa, na Rua XV de Novembro, 275, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo; ou seu website: www.bovespa.com.br ou (iv) à CVM, na Rua Sete de Setembro, 111, 5º andar, na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, ou na Rua Cincinato Braga, 340, 2º andar, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, ou seu website: www.cvm.gov.br.

Informações sobre os Participantes Especiais podem ser obtidas na página da Bovespa na rede mundial de computadores (www.bovespa.com.br).

O investimento em ações representa um investimento de risco, posto que é um investimento em renda variável e, assim, investidores que pretendam investir nas Ações estão sujeitos a diversos riscos, inclusive à volatilidade do mercado de capitais. Ainda assim, não há nenhuma classe ou categoria de investidor que esteja proibida por lei de adquirir as Ações. Veja a seção “Fatores de Risco” dos Prospectos.Este material tem caráter meramente informativo e publicitário. Para uma descrição mais detalhada da Companhia, da Oferta e dos riscos envolvidos no investimento nas Ações leia os Prospectos.

Este material tem caráter meramente informativo e publicitário. Para uma descrição mais detalhada da Companhia, da Oferta e dos riscos envolvidos no investimento nas Ações leia os Prospectos.

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